Está cada vez mais nítida a importância de um site para as empresas. Independentemente do tamanho da sua empresa ou do segmento do seu negócio, ter uma página na web é essencial para criar presença e valorizar a sua marca. É difícil pensar em uma marca bem-sucedida que não tenha um site na internet, não é mesmo?

Quais as vantagens de ter um site?

Alguns gestores pensam que somente ter as redes sociais funcionando é o suficiente para criar uma presença online e interagir com a audiência, mas comparadas com um site, elas são plataformas limitadas. No entanto, Isso não quer dizer que elas não tenham utilidade, muito pelo contrário, elas servem como ferramentas de apoio para o site.

Para ter uma ideia da importância de um site, considere vantagens, como:

  • Credibilidade – um endereço na web fortalece a sua marca.
  • Visibilidade – ajuda a trazer mais visibilidade para sua marca.
  • SEO – permite que seu negócio seja encontrado com mais facilidade.
  • Mais vendas – possibilita técnicas de vendas personalizadas.
  • Métricas avançadas – permite que você entenda melhor o perfil dos seus clientes.
  • Publicidade – oferece flexibilidade na divulgação da empresa.
  • Personalização – liberdade para personalizar a página livremente.
  • Comunicação – disponibiliza várias formas de comunicação com os visitantes.
  • Baixo custo – um site pode sair com um valor bem acessível dependendo da negociação.

Website: a vitrine do seu negócio

O site é a vitrine do seu negócio, nele você exibe o que você quer que sua audiência veja, exatamente do jeito que você quer. Um site permite que você apresente a sua empresa, com as informações mais relevantes do seu negócio e cause uma boa impressão para os visitantes.

A rede social serve como um instrumento para facilitar o compartilhamento, proporcionando maior engajamento e interação dos usuários do seu site. Se você tiver um blog no seu site, por exemplo, você pode usar as redes sociais para compartilhar seus artigos e alcançar mais pessoas interessadas no seu negócio.

Credibilidade e fortalecimento da marca

Todas as empresas e marcas de renome reconhecem a importância de um site. É difícil encontrar um negócio bem estabelecido que não invista numa presença online. Um dos motivos disso está na credibilidade que um site traz para a marca, facilitando o acesso através do seu endereço online.

Com o crescente acesso à tecnologia, as pessoas estão constantemente na internet, buscando novas experiências, soluções para os seus problemas, produtos e serviços. Assim, deixando de ter um site, a empresa não só dificulta o acesso para essas pessoas, como também passa a impressão de ser ultrapassada.

Mais visibilidade para seu negócio

Um site traz mais possibilidades para desenvolver a parte de marketing digital na sua empresa, aumentando o alcance do seu negócio para diferentes audiências. Uma estratégia bastante utilizada é a de marketing de conteúdo, em que o conteúdo que é produzido para o site aumenta sua visibilidade e alcance. Além da importância do site como uma página inicial, que serve como uma vitrine para a empresa, há também a possibilidade de ter uma de notícias, novidades ou artigos relevantes para o público alvo da empresa, trazendo mais visibilidade para o negócio.

Seja encontrado online no Google

Fazer uma pesquisa na internet antes de tomar uma decisão, comprar um produto ou contratar um serviço, é algo muito comum nos dias de hoje. E a forma mais prática de fazer essa pesquisa é usando um mecanismo de busca, como o Google – o principal de busca na internet.

Imagine alguém que digita no buscador google procurando por um salão de beleza, ou um estúdio de tatoo. Logo se você tiver um site ele poderá aparecer para essa pessoa. O Google é o site mais acessado na internet, a ferramenta que a grande maioria das pessoas recorre para tirar dúvidas ou resolver problemas. Tendo um site, é possível investir numa estratégia de otimização SEO (Search Engine Optimization), fazendo com que seu site seja encontrado com maior facilidade nos resultados de busca.

Aumento vendas e conversões

Com o site, você consegue promover melhor os seus produtos ou serviços, pois você pode definir exatamente o que deve ser apresentado na página. Tendo controle total da experiência que os visitantes têm ao acessar sua página, as chances de conseguir novos clientes e fazer novas vendas aumentam.

Num site de vendas, por exemplo, você pode criar uma página dinâmica com uma ferramenta personalizada de acordo com as necessidades dos visitantes. Um site que traz um formulário para orçamento ou um chat ao vivo para auxiliar o visitante facilita a interação com e, consequentemente, a concretização de um negócio.

Acesso a métricas avançadas

Para quem quer entender melhor o público alvo, conhecer os visitantes e torná-los clientes, um site integrado com ferramentas de análise de dados pode ser a solução. Um site permite a integração com diversas ferramentas, como Google Analytics, que ajudam a entender comportamento dos usuários do seu site.

As métricas obtidas com esse tipo de integração observam o comportamento do visitante desde o momento que ele acessa o seu site, acompanhando todas as suas ações. Isso deixa clara a importância de um site, pois permite que você identifique o que pode ser melhorado na sua página e tenha mais resultados.

Publicidade flexível

A divulgação de um negócio pode exigir um alto investimento nos meios tradicionais, como TV, rádio, revistas e jornais. Com um site, a divulgação pode ser feita completamente pela internet, e ter um custo muito menor. Além de ter as redes sociais para divulgar gratuitamente, existem várias estratégias de marketing digital para ajudar no início.

Tendo seu endereço na internet, você pode divulgar seu site com:

  • YouTube – com canais que compartilhem de clientes em potencial.
  • Podcasts – com anúncios em podcasts de acordo com o nicho.
  • Redes sociais – grupos, comunidades e redes sociais em geral.
  • Blogs – blogs com conteúdos que possam ser relacionados com seu negócio.

Com o site, você pode fazer parcerias com outras páginas, blogs, vídeos, podcasts, e ter o seu endereço online divulgado de várias formas diferentes. Assim, você não fica preso somente a uma plataforma e tem uma liberdade de publicidade muito maior.

Liberdade de personalização

Uma das principais vantagens de ter um site – principalmente quando comparado com uma rede social –, está no nível de personalização que pode ser obtido. Num site, não há um limite para o que pode ser feito ou customizado, é possível criar um site com estilo que você quiser.

Dessa forma, um site bem personalizado consegue oferecer uma experiência diferenciada para o visitante. Uma forma de conseguir isso é usando temas premium, que permitem uma customização avançada, permitindo que o site tenha uma identidade única.

Interação com clientes

Um bom relacionamento com o cliente é importante para qualquer negócio, e um site traz ferramentas para melhorar a comunicação. Com um site, é possível criar uma área para receber o feedback dos visitantes, como críticas e sugestões, mostrando que a empresa está interessada na satisfação dos clientes.

A depender do seu tipo de negócio, pode ser interessante exibir depoimentos dos clientes ou casos de sucesso. Além disso, ter testemunhos desse tipo causa uma boa impressão para quem nunca ouviu falar do produto ou serviço. Assim, quem visitar o seu site terá exemplos reais das vantagens que a sua empresa apresenta.

Custo e manutenção

Com tantas vantagens, criar um site deve ser algo bem complicado, certo? Não, muito pelo contrário! Há muitas agências especializadas e prontas para ajudar em seu projeto, mas atenção! Cuidado com os preços baixos demais pois um bom profissional tem o seu valor.

Para ter uma idea de quanto custa fazer um site, basicamente, você vai precisar de um registro de domínio e de uma hospedagem de sites. O custo do domínio e da hospedagem irá mudar de acordo com a empresa que for escolhida para se fazer a compra.

Conclusão

Como você pôde ver, existem muitas vantagens de ter um site, não há motivo para não ter um. Não há dúvidas de que o mercado já entende a importância de um site, basta observar as marcas bem-sucedidas.

Ter um site deixou de ser uma exclusividade para empresas grandes há muito tempo. Se você tem uma empresa ou quer criar um negócio online, uma página na web é essencial. Não sabe por onde começar? Conte conosco para auxiliar você nesse processo.